Categoria: Gibidiversidade

Transformaciones del Espacio Público

“Como es sabido, entre 1970 y 1973 los pobladores de este país anduvimos embarcados en un proyecto de “transición al socialismo”. Dentro de este marco general, hubo de parte del gobierno de aquella época una preferencia ostensible, aunque no excluyente ni del todo clara, por la cultura popular” (Rojo, 2008, p. 81)

Entre 1970 e 1973, o povo deste país (Chile) esteve envolvido em um projeto de “transição para o socialismo”. Dentro deste quadro geral, o governo da época demonstrou uma clara, embora não exclusiva, preferência pela cultura popular.

“Desde el punto de vista del trabajo de las instituciones culturales, dependiendo muchas de ellas del gobierno de la Unidad Popular, se produjo entre 1970 y 1973 una apertura de las mismas hacia la mayoría de la población. Se trató de que los chilenos entendieran y sintieran que las universidades, los museos, las bibliotecas, los medios de comunicación, etc., eran suyos, y que lo eran por el solo hecho de ser ellos, los ciudadanos, los dueños legítimos de ese patrimonio, lo que les daba el derecho a usarlo cuando y cómo se les diese la gana” (Rojo, 2008, p.81).

Do ponto de vista do trabalho das instituições culturais, muitas das quais dependiam do governo da Unidade Popular, houve uma abertura dessas instituições à maioria da população entre 1970 e 1973. O objetivo era que os chilenos entendessem e sentissem que as universidades, museus, bibliotecas, meio de comunicação, etc., lhe pertenciam, e que isso devia simplesmente ao fato de serem cidadãos, os legítimos proprietários desse patrimônio, o que lhes dava o direito de usá-lo quando e como bem entendessem.

“Todo lo anterior se hizo humo con el advenimiento de la dictadura” (Rojo, 2008, p. 82).

Tudo isso desapareceu com o advento da ditadura.

“Por una parte, existió durante los años de Pinochet la cultura que el régimen favorecía e intentaba instalar directa o indirectamente. Directamente, a través de la inducción de un nacionalismo de corte militarista, hecho de marchas, himnos, banderas y estatuas de hombres de a caballo, y para cuya entronización se utilizó, entre otros mecanismos, el aparato educacional. Indirectamente, a través de la entrega de la cultura al mercado, dios incuestionable en la teología económica neoliberal, especialista, como bien lo sabemos y lo padecemos hasta el día de hoy, en la producción y transmisión de “ideologías livianas”, destinadas ellas básicamente a asegurar el buen desempeño del capitalismo por medio de un gustoso entrenamiento de los consumidores.Era ése el in de la cultura de las políticas solidarias y participativas y el comienzo de unacultura en la que cada uno corre con colores propios o, mejor dicho, era ése el comienzo del feliz matrimonio entre militarismo y mercado […] y que iba a ser hasta el in de los 80 el rasgo deinitorio del régimen dictatorial. (Rojo, 2008, p. 82-83).

Por um lado, durante os anos de Pinochet existiu uma cultura que o regime favoreceu e tentou estabelecer, direta ou indiretamente. Diretamente, através da indução de um nacionalismo militarista, composto por marchas, hinos, bandeiras e estátuas de homens a cavalo, e para cuja entronização se utilizou, entre outros mecanismos, o aparato educativo. Indiretamente, através da submissão da cultura ao mercado, o deus incontestável na teologia econômica neoliberal, especialista, como bem sabemos e sofremos até hoje, na produção e transmissão de “ideologias leves”, basicamente destinadas a assegurar o bom funcionamento do capitalismo através da formação prazerosa dos consumidores. Este foi o fim da cultura da solidariedade e das políticas participativas e o início de uma cultura em que cada um corre com as suas próprias cores, ou melhor, este foi o início do feliz casamento entre o militarismo e o mercado […] e que seria, até o final da década de 1980, a característica definidora do regime ditatorial.

“Perdura, por lo pronto, una buena parte de la legislación represiva, la que coarta la libertad de expresión en la prensa y comunicaciones en general. Recién en mayo de 2001, el presidenteRicardo Lagos irmó una nueva ley de prensa que, junto con la eliminación del respaldo constitucional a la censura cinematográica, eliminó algunos de las disposiciones que cercenaban hasta entonces la libertad de expresión, tales como el Artículo 6 (b) de la Ley Nº 12.927 de Seguridad del Estado, castigador del desacato contra “los que difamen, injurien o calumnien al Presidente de la República, Ministros de Estado, Senadores o Diputados, miembros de los Tribunales Superiores de Justicia, Contralor General de la República, Comandantes en Jefe de las Fuerzas Armadas o Director General de Carabineros, sea que la difamación, la injuria o la calumnia se cometa con motivo o no de las funciones del ofendido”. También se desmontó en ese año la legislación que autorizaba el requisamiento de publicaciones consideradas injuriosas por los funcionarios aludidos en ellas (era lo que había permitido que el juez Rubén Ballesteros,de la Corte de Apelaciones de Santiago, ordenara coniscar El libro negro de la justicia chilena,una obra de la periodista Alejandra Matus, el 1 de abril de 1999, obedeciendo a una querella del magistrado de la Corte Suprema, Servando Jordán). Con todo, se dejaron en pie otras disposiciones que para los nostálgicos que las echan de menos subsanan las pérdidas de 2001 y que tienen su sitio en los artículos 263, 264 y 265 del Código Penal y 276 y 284 del de Justicia Militar (este último interesado más bien en lo que designa como la “sedición”). Los mecanismos censuradores, en consecuencia, si bien no puede negarse que han disminuido, no han desaparecido del todo. La represión brutal a la libertad de expresión ha dejado de existir en nuestro país, eso es cierto, y nadie arriesga hoy como antaño su integridad física por el solo hecho de exponer opiniones que discrepan con las de aquellos que están en el poder (de otromodo yo mismo no estaría diciendo lo que digo), pero no menos efectivo es que las diicultadespara dar a conocer públicamente tales opiniones continúan existiendo” (Rojo, 2008, p. 84-85)

Por ora, uma parte significativa da legislação repressiva permanece em vigor, restringindo a liberdade de expressão na imprensa e nas comunicações em geral. Foi somente em maio de 2001 que o presidente Ricardo Lagos sancionou uma nova lei de imprensa que, além de eliminar o respaldo constitucional para a censura cinematográfica, removeu algumas das disposições que anteriormente restringiam a liberdade de expressão, como o Artigo 6(b) da Lei nº 12.927 sobre Segurança do Estado, que punia o desacato contra “aqueles que difamarem, insultarem ou caluniarem o Presidente da República, Ministros de Estado, Senadores ou Deputados, membros dos Tribunais Superiores de Justiça, o Controlador Geral da República, Comandantes-em-Chefe das Forças Armadas ou o Diretor-Geral dos Carabineiros, independentemente de a difamação, o insulto ou a calúnia serem cometidos em conexão com as funções da parte ofendida”. Também foi desmantelada naquele ano a legislação que autorizava a confiscação de publicações consideradas difamatórias pelas autoridades nela mencionadas (foi isso que permitiu ao juiz Rubén Ballesteros, do Tribunal de Apelações de Santiago, ordenar a confiscação de O Livro Negro da Justiça Chilena, obra da jornalista Alejandra Matus, em 1º de abril de 1999, em resposta a uma denúncia apresentada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Servando Jordán). No entanto, outras disposições permaneceram em vigor, as quais, para aqueles que sentem saudades delas, compensam as perdas de 2001. Essas disposições encontram-se nos artigos 263, 264 e 265 do Código Penal e nos artigos 276 e 284 do Código de Justiça Militar (este último mais preocupado com o que designa como “sedição”). Consequentemente, embora os mecanismos de censura tenham inegavelmente diminuído, não desapareceram por completo. É verdade que a brutal repressão à liberdade de expressão deixou de existir em nosso país, e hoje ninguém arrisca sua integridade física como antes pelo simples fato de expressar opiniões que discordam das dos que estão no poder (caso contrário, eu mesmo não diria o que digo), mas não é menos verdade que as dificuldades em tornar essas opiniões públicas ainda persistem.

“Elijo, en primer lugar, por su incidencia obvia, la mantención del impuesto al valor agregado (IVA), que grava en Chile la compra de libros con el mismo 19% con que grava todo lo demás, como si la adquisición de libros tuviese un peso social idéntico al que el que tiene la adquisición de un bien o un servicio suntuario. El resultado es que los libros son hoy en nuestro país más caros que en cualquiera de los demás países de América Latina y más caros también que en los países capitalistas del centro del mundo, como pudieran ser Estados Unidos y varios de los europeos. Nada mejor para contrastar las políticas culturales de la Unidad Popular con las concertacionistas de hoy. Si la Unidad Popular se propuso que Chile leyera y para eso creó Quimantú, la editorial que puso en los kioskos de periódicos la mejor literatura universal al mismo precio que un diario o una revista cualquiera, las políticas (y los políticos) de hogaño parecieran (y uno tiene la tentación de pensar de que en efecto es así) desear lo contrario. Que la gente no lea o que lean nada más que aquellos que se ubican en los quintiles superiores de la distribución del ingreso. Cierto, un esfuerzo morigerador en este sentido, que pudiera interpretarse como el Quimantú de Michelle Bachelet, ha sido el “maletín literario”, que se lanzó en 2007 y que consiste en hacer llegar a las familias de escasos recursos una minibiblioteca de obras seleccionadas por una comisión de mentes igualmente esclarecidas” (Rojo, 2008, p. 85 )

Em primeiro lugar, e mais obviamente, escolho destacar a manutenção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que no Chile tributa a compra de livros com a mesma alíquota de 19% aplicada a todos os outros bens, como se adquirir livros tivesse o mesmo peso social que adquirir um bem ou serviço de luxo. O resultado é que os livros são agora mais caros em nosso país do que em qualquer outro país da América Latina, e também mais caros do que nos países capitalistas do Sul Global, como os Estados Unidos e diversas nações europeias. Não há melhor maneira de contrastar as políticas culturais do governo da Unidade Popular com as da atual coalizão Concertación. Se o governo da Unidade Popular almejava fazer o Chile ler, e para isso criou a Quimantú, a editora que colocava o melhor da literatura mundial nas bancas de jornal pelo mesmo preço de qualquer outro jornal ou revista, as políticas (e os políticos) de hoje parecem (e somos tentados a pensar que esse é de fato o caso) desejar o oposto: que as pessoas não leiam, ou que apenas aqueles nas faixas de renda mais altas leiam. Certamente, um esforço atenuante nesse sentido, que poderia ser interpretado como o Quimantú de Michelle Bachelet, foi a “pasta literária”, lançada em 2007, que consiste em fornecer às famílias de baixa renda uma mini-biblioteca de obras selecionadas por um comitê de mentes igualmente esclarecidas.

“Respecto de las editoriales, en Chile, como en otros lugares de América Latina, las multinacionales del libro se han convertido de un tiempo a esta parte en las dueñas del territorio y, por lo tanto,en las que arbitran y determinan el valor de la letra, las que ijan el canon de lo que se publica yno se publica, de lo que se lee y lo que no se lee. Si en el siglo XIX y primera mitad del XX esa tarea la desempeñaron los intelectuales, y si los periodistas fueron quienes la asumieron entre los sesenta y los ochenta, en los días que corren ella se encuentra en las manos de empresas tales como Random House Mondadori, Alfaguara, Santillana y unas pocas más. Se unen ellas de este modo, a la campaña de banalización, achatamiento y recorte del espíritu crítico que despliegan los medios como si ése fuera su mandato misional. La regla de oro, la que amarra alos medios con las editoriales a las que me estoy reiriendo, la formulé hace algunos años. De loque se trata, dije entonces, es de “llegar al mayor número de receptores posible recurriendo a la censura y remoción sin contemplaciones de cualquier aspereza indeseable”. Basta echarle una mirada a la lista de los libros más vendidos que publica el diario El Mercurio cada domingo para comprobar el rigor con que esta regla se cumple o, lo que es lo mismo, de qué está compuesto el menú lector del cincuenta y pico por ciento de personas que todavía leen algo en nuestro país: en estas últimas semanas desde el Horóscopo chino a El oráculo del guerrero” (Rojo, 2008, p. 86).

Em relação às editoras, no Chile, assim como em outras partes da América Latina, as multinacionais do setor editorial tornaram-se, há algum tempo, as proprietárias de fato do território e, portanto, as árbitras e determinantes do valor da literatura, estabelecendo o cânone do que é publicado e do que não é, do que é lido e do que não é. Se no século XIX e na primeira metade do século XX essa tarefa era desempenhada por intelectuais, e se os jornalistas a assumiram entre as décadas de 1960 e 1980, hoje ela está nas mãos de empresas como Random House Mondadori, Alfaguara, Santillana e algumas outras. Dessa forma, elas se unem à campanha de trivialização, simplificação e cerceamento do pensamento crítico promovida pela mídia como se essa fosse sua missão. A regra de ouro, aquela que une a mídia às editoras, da qual estou zombando, formulei há alguns anos. O que se trata, eu disse então, é “alcançar o maior público possível recorrendo à censura e removendo impiedosamente qualquer aspereza indesejável”. Basta olhar para a lista de livros mais vendidos publicada pelo jornal El Mercurio todos os domingos para ver com que rigor essa regra é seguida, ou, em outras palavras, do que consiste o cardápio de leitura dos cerca de cinquenta por cento das pessoas que ainda leem alguma coisa em nosso país: nas últimas semanas, do Horóscopo Chinês ao Oráculo do Guerreiro.

El problema es pues bastante más complejo de lo que se imaginan los ingenuos burócratas que recomiendan el reemplazo de Shakespeare por Paulo Coelho. Tiene que ver con un descrédito de la cultura de las humanidades, el que es directamente proporcional a la reactivación capitalista en curso y con las consecuencias nefastas que eso no puede sino tener para la salud espiritual de los habitantes de nuestro país. Hoy por hoy o mandamos la cultura de las humanidades alpatio de atrás, por ser inútil para el crecimiento económico, o la descaliicamos por aburriday elitista. En cambio, abundan los ofrecimientos de “cultura entretenida” (Rojo, 2008, p. 87)

O problema, portanto, é muito mais complexo do que imaginam os burocratas ingênuos que recomendam substituir Shakespeare por Paulo Coelho. Tem a ver com o descrédito das humanidades, que é diretamente proporcional à atual reativação capitalista e às consequências desastrosas que isso inevitavelmente acarreta para a saúde espiritual dos habitantes do nosso país. Hoje, ou relegamos as humanidades a um segundo plano, considerando-as inúteis para o crescimento econômico, ou as descartamos como enfadonhas e elitistas. Enquanto isso, abundam as ofertas de “cultura de entretenimento”.

ROJO, Grínor. Campo cultural y neoliberalimos en Chile. In: Segunda Escuela Chile – Francia: Transformaciones del Espacio Público. Santiago: Universidade do Chile, 2008. p. 81-90. Disponível em: libro_chile_francia_final_imprenta-libre.pdf

(Rojo, 2008, p. ) Grínor Rojo, Doutor em Filosofia e Literatura Espanhola da Universidade de Iowa, EUA.

Pedagogia da Autonomia, Paulo Freite

Sinopse:

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, publicado em 1996, reafirma o profundo compromisso ético de Paulo Freire na defesa da existência digna. Neste seu último livro publicado em vida, o educador aprofunda sua teoria-ética de uma vida voltada para a liberdade, a verdade e a autenticidade dos sujeitos, contra a lógica do capital. A partir do amor revolucionário e do rigor crítico, reflete sobre o que o ato de ensinar exige de educadores e educandos.

Citações

“É preciso, sobretudo, e aí já vai um destes saberes indispensáveis, que o formando, desde o princípio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibililidades para a sua produção ou a sua construção” (Freire, 2024, p. 24).

“[…], quem forma se forma e re-forma ao formar e que é formado forma-se e forma ao ser formado. É neste sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (Freire, 2024, p. 25).

Continue lendo

QUADRINHOS NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

XXV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – XXV ENANCIB
GT 7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação
QUADRINHOS NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
COMICS IN INFORMATION SCIENCE: OVERVIEW OF SCIENTIFIC PRODUCTION

Ana Ligia Feliciano dos Santos – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Fábio Mascarenhas e Silva – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Modalidade: Resumo Expandido

Resumo: O estudo investiga a produção científica sobre histórias em quadrinhos no campo da Ciência da Informação, por meio de publicações indexadas em bases de dados nacionais de acesso aberto. Realiza uma revisão sistemática da literatura e análise quantitativa dos dados. Os resultados traçam um panorama dos estudos dos quadrinhos na área, evidenciando o crescimento dessas pesquisas nos últimos anos e a predominância de periódicos como meio de publicação, bem como aponta os autores mais produtivos. Conclui que os resultados contribuem para a compreensão do tema na área e indicam possíveis direções para futuras investigações.

https://enancib.ancib.org/enancib/pt_BR/article/view/1429/1468

Citações

“Histórias em Quadrinhos (HQs) são, em linhas gerais, narrativas ficcionais ou não, compostas por texto e imagens sequenciais. Também conhecidas como arte gráfica sequencial, gibis, bandas desenhadas, ou apenas quadrinhos, as HQs podem ser caracterizadas tanto como produtos artísticos e culturais, quanto na condição de meio de comunicação e produto comercial, pois são capazes de transmitir ideias e informações, bem como representações e modos de agir e pensar da sociedade” (Santos; Silva, 2025, p. 1)

“No Brasil, essas pesquisas vêm sendo desenvolvidas desde a década de 1960, inicialmente no campo da comunicação, com a apresentação de artigos nos congressos anuais da Intercom, a criação de disciplinas voltadas para o tema em cursos de graduação e grupos de estudo e produção de quadrinhos” (Vergueiro, 2017a, 2017b).

“Desse modo, ainda não é possível afirmar que os quadrinhos constituem um campo científico na perspectiva de Bordieu, mas, se configuram como objeto de estudo” (Miorando, 2019).

” Considerando seus objetivos, o presente estudo apresenta-se como exploratório, pois busca identificar as pesquisas sobre HQs desenvolvidas no campo da CI. Quanto aos meios de sua execução, pode ser classificado como bibliográfico, pois realiza um mapeamento dessas pesquisas”.

“Ao analisar a distribuição por tipo de publicação, verificou-se, também, que os artigos publicados em periódicos científicos, ainda constituem a maioria das publicações sobre HQs na área da CI, seguidos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e apresentações em congressos. Já em outros trabalhos acadêmicos, resultantes de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), os quadrinhos ainda são pouco explorados, diferente do que ocorre em outras áreas do conhecimento, como Linguagem, Educação e Comunicação” (Vergueiro; Santos, 2019).

“Os resultados revelam um panorama geral da produção acadêmica referente às histórias em quadrinhos na Ciência da Informação no contexto nacional, destacando um crescimento significativo nas publicações ao longo dos últimos anos e a predominância de artigos em periódicos científicos como o principal formato de publicação dos resultados das pesquisas”.

SANTOS, Ana Lígia Feliciano dos; SILVA, Fábio Mascarenha e. Quadrinhos na Ciência da Informação: panorama da produção científica. In: XXV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2026, Rio de Janeiro. Anais […], v. 5, n. 1, Rio de Janeiro. GT 7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação. Disponível em: https://enancib.ancib.org/enancib/pt_BR/article/view/1429/1468.

Histórias em Quadrinhos na Educação

Fábio Paiva

Sinopse

História em Quadrinhos na Educação é o resultado de um trabalho de 4 anos durante o curso de doutorado. Reúne dados, entrevitas e muito material teórico sobre o tema, tratando o assunto como os Quadrinhos merecem: de maneira leve e descontraída.

O livro faz parte de uma iniciativa que busca aproximar a nova arte das salas de aula e demais práticas educativas, constribuindo para o desenvolvimento de uma Educação mais dinâmica e interessante.

Acreditamos que os Quadrinhos podem ocupar muito mais espaço no processo educativo e que esse livro será uma contribuição para esse avanço.

Citações

“A construção específica das HQs propiciam interação diferenciada, com palavras e ilustrações, em uma dinâmica que se propõe a comunicar desde elementos mais simples aos mais complexos, por meio de situações, personagens e narrativas que fazem parte do patrimônio cultural humano e que compõem de forma única o desenvolvimento educacinal” (Paiva, 2017, p. 62-63).

“É possivel verificar que a aceitação das HQs como um estratégia de expansão do alcance de ferramentas de informação, formativas e educativas, foi ampliando conforme sua eficácia era percebida de maneira prática. Essa aceitação acompanhou a evolução da presença e importância das HQs na cultura e comunicação” (Paiva, 2017, p. 69).

PAIVA, Fábio da Silva. Histórias em Quadrinhos na Educação. Salvador: Quadro a Quadro, 2017.

Gibi: a revista sinônimo de quadrinhos

De Roberto Elísio dos Santos
Waldomiro Vergueiro
Nobuyoshi Chinen
Paulo Ramos

Sinopse:

Criada pelo jornalista e empresário Roberto Marinho e lançada em 1939, a revista Gibi ganhou o gosto popular e, logo, passou a designar as publicações de histórias em quadrinhos no Brasil. Ao longo de sete décadas, foi fundamental para a consolidação desse formato entre os leitores epassou por várias mudanças. Este livro, realizado por pesquisadores do Observatório de HIstórias em Quadrinhos da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo, analisa a trajetória dessa importante mídia impressa brasileira.

Sumário

  • Produção editorail de quadrinhos no Brasil: do surgimento ao Gibi
  • A História do Gibi
  • Roberto Marinho, Editor de Quadrinhos
  • O Gibi, passaporte para o mundo da imaginação, fantasia e emoção.
  • Rumo ao velho oeste pelos quadrinhos da RGE.

SANTOS, Roberto Elísio dos; VERGUEIRO, Waldomiro; CHINEN, Nobuyoshi; RAMOS, Paulo. Gibi: a revista sinônimo de quadrinhos. São Paulo: Via Lettera, 2010.

Os quadrinhos e a comunicação de massa

Laonte Klawa e Haron Cohen

Preocupação com o movimento

Os quadrinhos, como o próprio nome indica, são um conjunto e uma sequência. O que faz do bloco de imagens uma série é o fato de que cada quadro ganha sentido depois de visto o anterior; a ação contínua continua e estabelece a ligação entre as diferentes figuras. Existem corte de tempo e espaço, mas estão ligados a uma rede de ações lógicas e coerentes.

[…]

Uma característica vital foi acrescentada à representação das imagens: o tempo passava a ser um elemento de organização da série. No entanto, fazia-se necessário que o leitor completasse o “vazio” entre um e outro quadrinhos.

(Klawa; Cohen, 1977, p. 110)

Pensamos que a grande probabilidade do desfecho da ação não seja uma característica da linguagem das histórias em quadrinhos, mas sim de uma mercantilização, […] A sequência de quadros não é obrigatoriamente provável, […] Cada quadrinho tem, quando isolado, um grau menor de inteligibilidade e maior quando em conjunto. O grau maior é conferido pela continuidade de tempo, espaço e movimento na maneira descrita anteriormente. Contudo, a articulação dos quadros pode ser feita exclusivamente através da unidade de ação.

Não fica difícil portanto chegar à conclusão de que as histórias em quadrinhos são uma forma de representação diversa da ilustração, da caricatura e do cartoon.

A inclusão dos quadrinhos dentro de balões

De fato, a inclusão de palavras no campo imagístico implicou numa transformação do seu uso, acrescentando conotações e algumas vezes alterando o seu significado. As palavras sofreram um tratamento plástico; passaram a ser desenhadas; o tamanho, a cor, a forma, a espessura, etc.; tornaram-se elementos importantes para o texto.

(Klawa; Cohen, 1977, p. 112-113)

KLAWA, Laonte; COHEN, Haron. Os quadrinhos e a comunicação de massas. In: MOYA, Álvaro de Moya (org.). Shazam!. Coleção Debates Comunicação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977. p. 103-114.

Guerras Culturais na mídia

De Celbi Pegoraro

Jornalismo, quadrinhos, cinema e redes sociais. Em cada uma dessas frentes, discursos se chocam, imaginários são disputados e narrativas tentam prevalecer. Neste ensaio instigante, Celbi Pegoraro investiga as chamadas Guerras Culturais a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar, articulando episódios históricos, movimentos ideológicos e a atuação dos meios de comunicação de massa. Um guia para compreender os conflitos do presente – e refletir sobre as possibilidades de diálogos em tempos de extrema polarização.

PEGORARO, Celvi Vagner Melo. Guerras culturais na mídia. São Paulo: Peirópolis, 2025

CDD 303.2
CDU 316.77

  1. Comunicação. 2. Mídia. 3. Jornalismo. 4. Quadrinhos. 5. Cinema. 6. Política. 7. Cultura.

Barzine #2 – Biblioteca Nacional de Histórias em Quadrinhos – Belo Horizonte

Comunicação científica feita nas Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP, com lançamento do fanzine Barzine #2 e artigo públicado na revista Nona Arte – Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos, do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, vol. 14/2026. Qualis B2.

Autores: Richardson Santos de Freitas e Lorena Tavares de Paula

DOI: https://doi.org/10.11606/2316-9877.2026.v14.e241815

Biblioteca Nacional de Histórias em Quadrinhos de Belo Horizonte

RESUMO: Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que faz um estudo de caso sobre a Biblioteca Nacional de Histórias em Quadrinhos. Inaugurada no final de 1987, esse foi o primeiro espaço com acervo aberto ao público dedicado às histórias em quadrinhos de Belo Horizonte. A gibiteca foi idealizada pelo colecionador Antônio Roque Gobbo, que ao mudar para a capital de Minas Gerais, disponibilizou sua coleção para consulta de forma gratuita. Defensor da preservação da memória dos quadrinhos, em um gesto de generosidade, em 1992 Gobbo doou toda a coleção para dar origem à Gibiteca da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

Antônio Roque Gobbo

Antônio Roque Gobbo nasceu em 11 de novembro de 1935, na cidade de São Sebastião do Paraíso. O município está localizado na região sudoeste do estado de Minas Gerais. O gosto pela leitura veio cedo. Entre os 6 e 7 anos ganhou seu primeiro livro, Dom Quixote para Crianças, de Monteiro Lobato. Gobbo em entrevista para a Rede Minas (Conversações, 2018) disse que este prazer pela leitura foi influenciado pelo seu tio Armando, que morava na mesma casa. Seu tio assinava diversas revistas e tinha uma biblioteca em casa. “A paixão pelas histórias em quadrinhos começou por volta dos 7 anos, num tempo em que televisão era peça de ficção de um futuro quase intergalático” (Werneck, 2010). No princípio lia as revistas que os seus colegas de escola emprestavam. Entre os seus personagens preferidos estavam o Fantasma, Tarzan, Super-Homem e Capitão América. Com o tempo, passou a guardar as suas revistas O Tico-Tico, Globo Juvenil, Guri, Mirim, Gazeta Infantil, Clássicos Ilustrados e qualquer outro gibi que chegasse em suas mãos. Com o tempo, foi se constituindo sua coleção, que passava a crescer em volume. 

Devido ao emprego de bancário de seu pai, Gobbo e sua família faziam constantes mudanças de cidade. Em todas elas, nunca deixava para trás suas revistas. Sua coleção era armazenada cuidadosamente em caixas e transportadas para a nova moradia. Virou bancário no Banco Credireal e passou a ter dinheiro para comprar mais livros e revistas em quadrinhos. Casou-se com Enny Gobbo. 

Em 1985, quando chega com a família na cidade Belo Horizonte, traz na bagagem mais de quatro décadas de acervo acumulado. Foi quando sua esposa o perguntou o que ele iria fazer com todo aquele material. Depois de sua aposentadoria, Gobbo idealizou, junto com Vicente de Paula Penido e Lenine Lucas, um espaço para disponibilizar o acesso às suas HQs. 

Continue lendo

Quadrinhos na educação: da rejeição à prática

Organização: Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos

Houve um tempo, não tão distante assim, em que levar revistas em quadrinhos para a sala de aula era motivo de repressão por parte dos professores. Tais publicações eram interpretadas como leitura de lazer e, por isso, superficiais e com conteúdo aquém do esperado para a realidade do aluno. Dois dos argumentos muitos usados é que geravam “preguiça mental” nos estudantes e afastavam os alunos da chamada “boa leitura”. Na realidade, tratava-se de discursos ocos, sem embasamento científico, reproduzido de forma acrítica para contornar um desconhecimento sobre a área.
(Vergueiro; Ramos, 2015, p. 9)

Dizer que quadrinhos são literatura evidencia duas posturas. A primeira é que se busca um rótulo social e academicamente prestigiado – o literário – para justificar a presença dos quadrinhos na escola e, possivelmente, na lista do PNBE. A outra indica um desconhecimento da área de quadrinhos, que soma pouco estudos acadêmicos, embora em número já suficiente para afirmar que quadrinhos são quadrinhos e literatura é literatura.

[…]

Continue lendo

Do gibi à gibiteca: origem e gênese de significados historicamente situados

Artigo científico publicado na revista Biblionline v.19, n. 1 (2023). Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Autoria: Richardson Santos de Freitas e Lorena Tavares de Paula

DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n1.64771

Resumo:

A proposta deste artigo é estudar a palavra gibi, através do método histórico, sobre as mudanças de seu significado e sua assimilação social e cultural. Considera-se que esse gênero artístico e fonte de informação para desenvolvimento de coleções especiais prescinde de estudos críticos sobre abordagens teóricas, lexicais e historiográficas para melhor compreensão desses materiais para o desenvolvimento de coleções. Nesta investigação, os primeiros registros foram encontrados em jornais de 1888, pesquisados na Hemeroteca Virtual da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil. Constatou-se que inicialmente gibi era um apelido atribuído a pessoas negras. Posteriormente, transformou-se em uma gíria racista direcionada aos meninos negros, possuindo o sentido pejorativo de feio e grotesco, publicados em anúncios e em páginas de quadrinhos de periódicos. Depois a palavra passou a ser usada para designar os meninos negros que vendiam jornais nas ruas. Desses pequenos vendedores surgiu a inspiração para o título da revista Gibi, lançada em 1939 pela editora O Globo. O sucesso de vendas da revista transformou gibi em sinônimo de revista de histórias em quadrinhos no Brasil, fazendo o sentido original cair em desuso. A popularização do termo inspirou as bibliotecas brasileiras a adotarem a denominação de gibiteca para seus acervos de quadrinhos.

Download: https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/64771

FREITAS, Richardson Santos de; PAULA, Lorena Tavares de. Do gibi a gibiteca:: origem e gênese de significados historicamente situados. Biblionline, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 3–19, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n1.64771. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/64771. Acesso em: 1 jul. 2026.