1972 – Exposição História em Quadrinhos & Comunicação de Massa – Museu de Arte da Pampulha

No dia 22 de agosto de 1972, o Museu de Arte da Pampulha abriu a exposição História em Quadrinhos & Comunicação de Massas.

A exposição originalmente intitulada Bande Dessineé et Figuration Narrative aconteceu no Museu de Artes Decoratifs, no Louvre em Paris em 1967. Estava ligada a Societé d’Esudes et de Recherches des Litteratures Dessignées e Geraldo G. Talabot. A mostra era baseada no livro de mesmo nome da exposição.

Em 1970, o professor Pietro Maria Bardi (Diretor do Museu de Arte de São Paulo- MASP) e Enrique Lipsick (Escola Panamericana de Arte) trouxeram a exposição para o MASP. Foi dado a ela o nome para História em Quadrinhos & Comunicação de Massas. A parte internacional estava organizada e, na época, Ziraldo foi convidado para fazer a capa do catálogo, a marca símbolo da exposição e ajudar na participação dos artistas mineiros da exposição nacionais. A remessa de originais acabou atrasando e Ziraldo só recebeu os trabalhos mineiros dois dias depois da abertura da exposição.

Em 1972, a exposição veio para o Museu de Arte da Pampulha (MAP). A gestora do museu, Conceição Piló, convidou Ziraldo para fazer a curadoria da Sala Mineira, recolhendo trabalhos de artistas a partir da década de 30.

“A História em Quadrinhos já foi analisada sob os mais variados aspectos, principalmente a partir da década 60. Na mesma época foi elevada à categoria de arte com os ‘comics’ dos integrantes do movimento ‘Pop”, nos Estados Unidos, e com a participação de vários artistas plásticos brasileiros, através de salões de âmbito nacional e pelo fato de despertar o potencial criativo das crianças em geral já está mais do que comprovado. Dáí, reveste-se de grande importância esta promoção do Museu de Arte Moderna da Prefeitura realizando em combinação com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (Prof. Pietro Maria Bardi e Henrique Lipzig) e os cartunistas mineiros” (Histórias […], Diário da Tarde, 21 ago. 1972).

“A exposição foi dividida em duas partes: No andar superior um levantamento geral da história em quadrinhos. No térreo, grupo liderado por Ziraldo vai reunir histórias em quadrinhos ou ‘comics’ dos mineiros” (Histórias […], Diário da Tarde, 21 ago. 1972).

Entre os artistas estavam artistas e colaboradores de jornais, revistas e livros de Minas Gerais.

J. Nelson (José Nelson Valente): Foi um dos pioneiros da história em quadrinhos de Minas com sua revista “Era uma Vez”. Criou os personagens Compadre Coelho, Biluca e Família Repinica.

Antônio Eustáquio Lima Rodrigues: Criou o personagem Kiko para o suplemento Gurilândia, além de Cocota e a galinha.

Antônio Rocha: Criou histórias para a revista Era uma Vez durante mais de 10 anos. Formado na Escola Nacional de Belas Artes no Rio, em Belo Horizonte fundou a primeira agência de publicidade de Minas Gerais, dedicando-se ao desenho comercial e publicidade.

Benjamin (Marcos Coelho Benjamin): Artista plástico, criou personagens como Om! Om! Om!, Algarinus, Carsmin, Guardião , Cmbio e Parsy

Borjalo (Mauro Borges Lopes): Fez charges esportivas para a Folha de Minas e Gazeta Esportiva. Trabalhou no Diário de Minas e colaborava na revista Manchete.

Fábio Borges Horta: Desenhou para Era uma Vez, Alterosa, Diários Associados, Manchete e Cruzeiro. Produziu vários desenhos animados comerciais e um desenho com som para cinema de 35 mm.

Fernando Pieruccetti (Mangabeira): Iniciou sua carreira em jornais de Belo Horizonte a partir de 1931. Criou hqs de Zé Muniz, Moça Fantasma, Ciganinho, Tziu e Bicanca e Pinduca. Desenhou os mascotes de clubes brasileiros.

Guma (Gumercindo Costa Farias): Trabalhou no Diário da Tarde, colaborando com o Pasquim, O Diário, Estado de São Paulo e Diário da Tarde.

Hélio Faria: Fez parte da equipe de Era uma Vez, ilustrando para jornais e revistas até 1952, quando passou a atuar como diretor de criação de agência de publicidade.

Henfil (Henrique de Sousa Filho): Um dos mais importantes cartunistas do Brasil, criador dos Fradinhos, começou na revista Alterosa, indo depois trabalhar no Diário de Minas e Diário da Tarde. Passou pelos periódicos Última Hora, Jornal dos Sports, O Cruzeiro, Correio da Manhã, Estado de São Paulo, O País, Placar, Realidade, Visão, Veja, Jornal do Brasil e Pasquim.

Jarbas Juarez Antunes: Formado pelo mestre Guignard, atuou no campo da ilustração, pintura, gravura, escultura e objetos. Criou a hq de Tusuca e Laurinha.

José Avelino Vieira de Paula: Com uma carreira de produções expostas em salões de arte, foi ilustrador de livros e do Suplemento Literário do Minas Gerais.

José Corrêa de Moura: Fez carreira no O Diário, Estado de Minas, Folha de Minas, Alterosa, O Malho, Era uma Vez, O Cruzeiro, Cigarra, Correio da Manhã, A Noite, Jornal de Leras e O Diário de São Paulo.

José Ronaldo Lima: Artista plástico que também se dedicou a fazer quadrinhos, como na série EROS

Luís Teixeira da Silva: Colaborou com a revista Mirim e jornais da cidade de Lavras.

Lupi (Eduadro Luppi): Publicou no suplemento infantil Gurilândia do jornal Estado de Minas e na revista Oi, Turma!. Seu personagens eram Betão, Toco, Pec, Tetéia, Magda, O caõzinho Bilau e a Fadinha Venusina.

Mario Vale (Mário Ricardo Reis do Vale): Trabalhou como cartunista no Diário de Minas e Diário da Tarde.

Manuel Augusto Serpa Andrade: Criador dos personagens, Ana Bella, Felipe, Nivalda, Os Lipes, Lipinho, Mac-Lô, Glaura Sustenido, Espaço Branco e Power.

Nilson Azevedo: Criou o série Negrim do Pastoreiro, publicado no Gurilândia do Estado de Minas. Colaborou com a revista Oi, Turma!, jornal Zero Hora, Gazeta do Povo.

Pedro Antônio: Produziu quadrinhos para o suplemento Gurilândia dos Diários Associados. Colaborou com a revista Oi, turma, produzindo histórias dedicada às crianças e sobre grandes personagens da história.

Radik (Rubens Radicchi: Começou no Era uma Vez criando o Super Gato e Leo – o Leopardo. Depois desenhou para o Bitoque, caderno esportivo do Diário da Tarde.

Rujos (José Horta Siqueira): Chargista dos jornais Diário da Tarde, Estado de Minas, Folha de Minas, Diário de Minas, o Binômio, Três Tempos e Correio do Campo. Produziu as histórias em quadrinhos Aventuras do Palhaço Moleza, Dona Luz, João Bruzundunga e Histórias das Invenções.

Ziraldo: Conhecido pelas obras do Menino Maluquinho, A Turma do Pererê e O Pasquim, publicou trabalhos na Folha de Minas, A Cigarra, Sesenho, Vida Infantil, Revistas da Semana, O Malho, Binômio, Era uma Vez, Alterosa, O Cruzeiro, A Cigarra, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Manchete, Fatos e Fotos, Visão, Cláudia, entre outros.

Paralelamente à abertura da exposição, Ziraldo lançou seu livro Turma do Pererê, com noite de autógrafo na quarta, dia 20, na Galeria/Livraria Artelivro.

Referências:

DEUS, Dalba Roberta Costa de. A coleção de história em quadrinhos do Museu de Artes da Pampulha. REAPCBH – Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, v. 7, n. 7. Belo Horizonte: Prefeitura de Belo Horizonte. Fundação Municipal de Cultura, dez. 2020. p. 297-307. Disponível em: https://issuu.com/apcbh/docs/reapcbh_v7_2020_3770a3ae6e0ac4

HISTÓRIAS em Quadrinhos & Comunicação de Massas. Diário da Tarde, Belo Horizonte, ano 42, n. 24589, 21 ago. 1972. p. 28

MUSEU DE ARTE DE BELO HORIZONTE. Catálogo História em quadrinhos e comunicação de massa. Belo Horizonte: Museu de Arte de Belo Horizonte. 21 ago. 1972.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.