Ponto de Vista

Além do enquadramento, a ação dentro de uma história em quadrinhos pode ser modificada a partir da localização do ponto de vista. Estes ângulos podem ser do tipo Superior, Médio e Inferior.

ÂNGULO MÉDIO

O enquadramento posiciona o leitor a ver a ação de frente. É o mais comum e mais utilizado nas histórias em quadrinhos.

Na cena de exemplo, uma mulher corre com um chinelo atrás de uma barata pelo banheiro. A posição de ângulo médio faz o leitor acompanha a perseguição através de olhar de distanciamento. É possível ver a diferença de tamanho real entre os personagens. Pela distância entre eles, é eminente o golpe de chinelo que estar por vir.

ÂNGULO SUPERIOR

A ação é enquadrada de cima para baixo. Mostrar a superioridade de um personagem sobre uma situação.

Usando o mesmo momento da imagem anterior, aqui o leitor é deslocado para a parte superior da cena para mostrar a superioridade da mulher que corre com o chinelo na mão e está prestes a desferir o golpe na barata. A barata, que já era pequena em relação ao tamanho da mulher, se torna ainda menor. Há uma pequena distorção no tamanho do chinelo para enfatizar o poder que a mulher tem na mão. A sensação é de que há poucas chances de escapatória.

ÂNGULO INFERIOR

A ação é focalizada de baixo para cima, onde é mostrado a superioridade de um personagem sobre outro ou sobre a situação.

Mais uma vez, usando o mesmo momento, só que agora o leitor experimentará a sensação do ponto de vista da barata. É possível ver a sua inferioridade diante da mulher e do perigo que está correndo. Aqui pode-se focar também na expressão de desespero da personagem em sua tentativa de fuga, que não foi possível ver na duas cenas anteriores. Ao trazer o ponto de vista da barata, o leitor pode ser induzido a criar uma empatia pelo sofrimento da barata.


É possível contar a história do ponto de vista da mulher, que pode estar apenas fazendo algo que qualquer um de nós faríamos se uma barata aparecesse em nosso banheiro. Ou pode se alterar o ponto de vista, o da barata, e mudar a perspectiva para transformá-la em uma vítima de uma agressão sem sentido. Neste ponto de vista, a coragem da mulher se transforma em um ato de violência e ela se torna a vilã da história. Por isso, a escolha do ângulo servirá para enfatizar a superioridade ou a fragilidade dos personagens que você deseja passar para os seus leitores.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.