Quadrinhos, sedução e paixão, de Moacy Cirne

Sinopse:
“Quadrinhos, sedução e paixão é o sexto livro de Moacy Cirne sobre o tema, desde o pioneiro A explosão criativa dos quadrinhos, lançado em 1970 pela Editora Vozes, e que seria o primeiro livro publicado no Brasil dedicado ao fascinante universo dos “heróis e heroínas de papel”. A obra é capaz de mobilizar não apenas os que apreciam – e discutem – a linguagem dos comics. Aqueles que admiram poesia, cinema e ficção científica, por exemplo, também terão motivos para se interessar por suas indagações críticas – e que não são poucas. São indagações que abrangem o mundo dos quadrinhos, mas que procuram abarcar outras vertentes na esfera da arte. Afinal, a “febre sociológica” que norteava os primeiros ensaios sobre os quadrinhos, nos anos 60 e 70, já passou. O momento exige uma reflexão mais profunda sobre as potencialidades criativas e seus devaneios oníricos, assim como continua exigindo uma visão acurada de seus embates ideológicos e de sua relação com as novas tecnologias e algumas das demais linguagens do campo artístico.

Moacy Cirne nasceu em Jardim do Seridó, RN, em 1943. Morou longos anos em Caicó e Natal, no mesmo Estado. Passou a residir no Rio de Janeiro em 1967. Estudou Direito. Participou da fundação do poema-processo , em 1967. Secretariou a revista Cultura Vozes, nos anos 70. Publicou mais de 15 livros, entre os quais História e crítica dos quadrinhos brasileiros (1990), premiado em Cuba com o troféu La Palma Real. Laureado, em 2000, com o Troféu Angelo Agostini, de São Paulo. Criou a “folha porreta” Balaio, distribuída a partir de 1986. Professor da Universidade Federal Fluminense desde 1971, atualmente vice-diretor do Instituto de Arte e Comunicação Social e chefe do Departamento de Comunicação Social.”

Capítulos:

  • Imaginário e especificidade dos quadrinhos;
  • Quadrinhos, política e saber militantes;
  • Heróis e personagens – talvez sim, talvez ficção;
  • Quadrinhos, máquina & imaginário;
  • Lugar do erotismo nas histórias-em-quadrinhos;
  • Cinema e quadrinhos: uma nova leitura;
  • Quadrinhos e literatura: um olhar marcado pela poesia;
  • Da ficção científica ao mundo dos quadrinhos;
  • Há um cânone dos quadrinhos?

Quadrinhos são uma narrativa gráfico-visual, impulsionada por sucessivos cortes, cortes estes que agenciam imagens rabiscadas, desenhadas e/ou pintadas. O lugar significante do corte – que chamaremos de corte gráfico – será sempre o lugar de um corte espácio-temporal, a ser preenchido pelo imaginário do leitor. Eis aqui sua especificidade: o espaço de uma narrativa gráfica que se alimenta de cortes igualmente gráficos. Na “banda desenhada”, a grafia exibe uma dupla articulação semiótica: a narrativa enquanto tal e o seu agente impulsionador (o corte), que mobilizam a relação produção/leitura de forma a mais eficaz possível, tendo em vista a própria operacionalidade semântica e estrutural de sua vigência quadrinhística. Isto é, seu espaço narrativo só existe na medida em que articula com os cortes, que, assim, seriam redimensionados pelo leitor. De maneira mais simpler, diremos: a especificidade dos quadrinhos implica seu modo narrativo, determinado pelo ritmo das tiras e/ou páginas em função de cada leitura particular, leitura esta que se constrói a partir das imagens e dos cortes. Neste sentido, os balões, que encerram a “fala” e/ou o “pensamento”, por mais importantes que sejam, não passam de elementos lingüísticos, mesmo quando inventem na estesia de suas possibilidades criativas. Mesmo quando são metalingüísticos. (CIRNE, 2000, p. 23-24)

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis: Vozes, 2000.

CDD- 741.5 1. Histórias em quadrinhos : interpretação crítica

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.