A odisséia dos quadrinhos infantis brasileiros: parte 1: de O Tico-Tico aos quadrinhos Disney, a predominância dos personagens importados (1999)

Autor: Waldomiro Vergueiro

Resumo:

Discute a evolução dos quadrinhos infantis brasileiros, desde o aparecimento da revista O Tico-Tico à introdução do modelo norte-americano de quadrinhos no país, com o Suplemento Juvenil e as demais publicações que lhe seguiram. Enfoca os personagens e histórias nacionais surgidas no interior dessas publicações. Analisa a predominância dos quadrinhos importados no mercado brasileiro durante várias décadas, com a preferência das crianças recaindo sobre os quadrinhos Disney. Comenta as dificuldades que os quadrinhos importados representaram para os autores brasileiros.

VERGUEIRO, Waldomiro. A odisséia dos quadrinhos infantis brasileiros: parte 1: de O Tico-Tico aos quadrinhos Disney, a predominância dos personagens importados. Agaquê : revista eletrônica especializada em Histórias em Quadrinhos e temas correlatos, v. 2, n. 1, 1999 . Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/001070933.pdf.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.