Autor: Fabio Mourilhe
Cuadernos de Músicas, Artes Visuales y Artes Escénicas/Bogotá – Colombia.
Os quadrinhos são uma arte de massa que é comercializada, produzida e distribuída com o auxílio das tecnologias de massa (Mourilhe, p. 3).
A arte de massa prevalece no mundo industrializado. É experiência estética da maioria. Contudo, na contramão da indústria, podemos perceber, com os fanzines e quadrinhos independentes ou underground, práticas artesanais de distribuição em massa e sem grandes processos de produção, com uma concentração local (Mourilhe, p. 3).
A arte (de massa) dos quadrinhos em geral é uma arte popular, mas pode envolver também aspectos da arte erudita que se popularizam. Traz características que indicam sua localização precisa na história. Carroll (2013, 101) indica uma diferença entre arte popular e arte de massa, onde a primeira é uma arte que está presente em todas as culturas e não está associada a um determinado período histórico. A segunda seria aquela que “surgiu no contexto da sociedade industrial moderna, sociedade de massa, e é expressamente destinada para uso desta sociedade”, como ocorreu com os quadrinhos – e também no cinema, na fotografia e na música massiva. Emprega tecnologias de massa, aqui como mídia, pra disseminar esta arte entre os consumidores (Mourilhe, p. 4).
Para Kunzle (1973, 3), a mídia de massa surge com a impressão e Gutenberg. Antes disso, não seria possível falar em mídia de massa (Mourilhe, p. 6).
Adaptando o exemplo de Carroll (2013, 113) sobre uma ficção popular, podemos dizer que, se todas as cópias de um gibi forem queimadas, a obra ainda continuaria a existir. Talvez aqui possamos pensar em uma redução do status ontológico da obra de arte de massa. Ao perder a multiplicidade, resta a singularidade e se aproxima da obra de arte. […] Esta recepção da obra original só é possível graças às cópias, uma “multiplicidade de instâncias de realização da mesma obra” (Carroll 2013, 114 apud Mourilhe, p. 7).
MOURILHE, Fabio. Ontologia da arte (de massa) dos quadrinhos. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, Bogotá, D.C., Colombia, vol. 12, n. 2, jul-dez 2017 . Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6103267.