Gibiteca Henfil

20 anos de jornada

Autores: Hugo Leonardo Abud e Maria Helena S. Corrêa Pinho

Resumo
Apresenta a importância da preservação de histórias em quadrinhos para a sociedade e mostra como a criação da Gibiteca Henfil em 1991 impulsionou a formação de outros acervos pelo Brasil. Descreve através de um histórico a criação da Gibiteca Henfil, a idealização, o projeto inicial, as pessoas envolvidas neste projeto e por último as principais atividades desenvolvidas pela Gibiteca e alguns eventos que deram destaque a este acervo.

Citações

“A Gibiteca Municipal Henfil foi idealizada por uma equipe de profissionais e especialistas, com o objetivo de ser um local de encontro de pesquisadores, quadrinistas, estudantes, fanzineiros e leitores de HQs” (Abud; Pinho, 2011, p. 2).

“O termo gibiteca segundo Vergueiro (2003) é “[…] um neologismo que buscava nomear uma biblioteca especialmente dedicada à coleta, armazenamento e disseminação de histórias em quadrinhos” (Abud; Pinho, 2011, p. 2).

“O conceito de preservação não se limita somente ao escrito ou a arte. Preservar está atrelado ao que é um bem patrimonial para a sociedade ou aquilo que é reflexo da memória e da identidade de uma comunidade. Para Teixeira Coelho (2004) a preservação é um conjunto de medidas que visa resguardar em locais públicos a produção cultural e técnica” (Abud; Pinho, 2011, p. 2-3).

A Gibiteca tinha por propósito servir à pesquisa, à formação, preservação e atualização do acervo, à coleta de documentação para formação de base de dados, e servir como disseminador da informação sobre quadrinhos, bem como desenvolver um acervo especializado. Para o cumprimento das regras da biblioteconomia, obrigatoriamente deveria coletar, selecionar, processar tecnicamente e armazenar de modo adequado todo este acervo” (Abud; Pinho, 2011, p. 5).

ABUD, Hugo Leonardo; PINHO, Maria Helena S. Corrêa. Gibiteca Henfil: 20 anos de Jornadas nas 1ª Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. In: Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, ed. 1, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 23 a 26 ago. 2011. Disponível em: https://anais2ajornada.eca.usp.br/anais1asjornadas/q_sociedade/hugo_maria.pdf

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.