1897 – Os Sobrinhos do Capitão

O sucesso de Yellow Kid no New York World fez com que o jornal concorrente, o New York Journal, encomendasse ao artista Rudolph Dirks a criação de algo semelhante para seu suplemento American Humorist.

Dirks era alemão naturalizado norte-americano e se inspirou no trabalho de Max und Moritz (Juca e Chico) de Wilhelm Busch para criar uma dupla de crianças atentadas. Em 12 de dezembro de 1897 era publicada a primeira tira de Katzenjammer Kids.

Crédito imagem: Wikiwand

Hans e Fritz, o nome dos dois irmão, protagonizavam histórias que passaram a ter um elenco de personagens permanentes. O artista estruturou a narrativa em uma sequências de quadros e adotou o uso sistemático dos balões de fala. É considerada um marco na consolidação da linguagem das histórias em quadrinhos moderna.

Crédito imagem: Steven Stwalley

Em 1912, o criador queria uma pausa após 15 anos de produção. O sindicato do jornal que distribuía suas tiras pelo mundo não aceitou. Dirks então saiu do periódico e entrou em uma briga judicial que se arrastou até 1914. A decisão fez com que o New York Journal continuasse com o título “Katzenjammer Kids”, sendo desenhada por Harold Knerr…

Katzenjammer Kids de Harold Knerr

Enquanto Dirks conseguiu o direito de continuar a publicar novas histórias, tendo apenas que fazer a trocar o título para “The Captain and the Kids”.

The Captain and the Kids, Rudolph Dirks

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.