1837 – A campainha e o cujo, de Manoel de Araújo Porto-Alegre

Manoel de Araújo nasceu em 1806 na cidade de Rio Pardo/RS. Começa a estudar pintura e desenho aos 16 anos, momento que adota o sobrenome Porto-Alegre em referência ao estado em que nasceu. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1827, ingressando na Academia Imperial de Belas Artes, estudando com o francês Jean-Baptiste Debret . Em 1831, viaja com Debret para a Europa, tendo lições com outros grandes mestres da França, da Itália, da Inglaterra e da Bélgica. Por lá conheceu as publicações humorísticas de caricaturas políticas que circulavam no continente.

Ao regressar ao Brasil em 1837, publica no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, no dia em 14 de dezembro, a charge do Brasil intitulada A Campainha e o Cujo. O tema do desenho era uma crítica contra a prática do governo de cooptar jornalistas para trabalhar no Correio Official.

A campainha e o cujo, de Manoel de Araújo Porto-Alegre. Credito: Biblioteca Nacional.

A técnica é litografia. Impressão em preto e branco, 31 x 41,5cm em papel 37 x 48cm. Victor Lárée foi o litografista responsável por imprimir as estampas.

O governo é representado pelo homem em pé tocando uma campainha e anunciando a vaga de redator do Correio Official. De joelhos está o cujo – representando a figura do jornalista Justiciano José da Rocha – que está aceitando o convite. O jornalista recebe um saco de dinheiro de três contos e seiscentos réis , que o fez trocar jornal O Cronista para ir trabalhar no periódico do governo.

Nas paredes, inscrições como Chronica daz parvoices (crônicas do comportamento parvo; imbecil; idiota).

A legenda no rodapé da página representa um diálogo:

a Campainha
Quem quer, quem quer redigir
O Correio Official!
Paga-se bem. Todos fogem?!
Nunca se viu causa igual

o Cujo
Com três Contos e seis centos,
Eu aqui ‘stou, meu Senhor;
Honra tenho e probidade,
Que mais quer d’um redactor?
(Porto-Alegre, 1937)

Manoel apontava no desenho o mal uso do dinheiro do governo ao pagar altas somas de dinheiro para subornar e cooptar os jornalistas para que eles trabalhassem no órgão de impressa oficial. Esses redatores deveriam escrever matérias a favor dos ideiais regressivas e defender a corte. Esses regressistas defendiam o retorno de uma monarquia absolutista e o fim da descentralização das decisões políticas. O grupo futuramente fundariam o Partido Conservador.

Na edição do Jornal do Commercio, na seção Annuncios traz:

SAHIO á luz o primeiro numero de huma nova invenção artistica,
grava sobre magnifico papel, representando huma admiravel scena brazileira, e vende-se pelo modico preço de 160 réis cada numero, na loja de livros e gravuras de Mongie, rua do Ouvidor n. 87. A bella invenção de caricaturas, tão appreciada na Europa, apparece hoje pela primeira vez no nosso paiz, e sem duvida receberá do publico aquelles sinaes de estima que elle tributa ás cousasuteis, necessarias e agradaveis (Annuncios, 1937, p. 3).

Na época, as gravuras eram vendidas no mercado carioca de forma avulsa da edições dos jornais. Essa venda separada durou até 1844, quando surge A Lanterna Mágica. Essa publicação foi criada por Manuel de Araújo Porto-Alegre e era especializada em caricaturas e sátiras.

A charge de Manuel de Araújo era considerada como a primeira charge publicada no Brasil. Porém, o pesquisador Luciano Magno (Lucio Muruci) lançou a obra História da caricatura brasileira que aponta para um trabalho anônimo publicado em 1822, no jornal O Maribondo, como sendo o precursor.

Referências

PORTO-ALEGRE, Manoel de Araújo. A campainha e o cujo. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 12, n. 277, 14 de dezembro de 1937. Disponível em: https://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon326037/icon326037.jpg

ANNUNCIOS. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 12, n. 277, p. 3, 14 de dezembro de 1937. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=364568_02&pasta=ano%20183&pesq=%22a%20bela%20inven%C3%A7%C3%A3o%20de%20caricaturas%22&pagfis=9585

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